sábado, 1 de maio de 2010

Visitas

A visita começa com a apresentação das características que consolidam a cultura afro-brasileira. Desde aspectos relacionados ao período escravista, as festas, as religiões, até as discussões relacionadas ao racismo e a posição do negro na sociedade brasileira atual.

O Barracão

É o espaço onde grande parte dos rituais religiosos acontece. É lá que os três atabaques Rum, Pi e Lé ecoam, e os devotos cantam e dançam solicitando a presença dos orixás. Durante a visita, o barracão fica vazio, mas decorado com os objetos que simbolizam as origens do terreiro.


Shirê


Os conhecimentos e os segredos da cultura afro-brasileira são tradicionalmente transmitidos pela oralidade e é assim que a criação do mundo é apresentada aos visitantes pelo Griô. As lendas contam como surgiu a terra, os animais, os humanos e ensinam o respeito aos orixás, que aparecem na festa través do teatro - shirê.


Dançando com a natureza


O espetáculo de dança afro, balé MONA KAVUNGO mostra um pouco mais da cultura afro-brasileira, ligada aos movimentos da natureza, através de seus orixás. Também o samba-de-roda e a capoeira estão presentes nas apresentações culturais.


Culinária afro-brasileira


A culinária afro-brasileira é composta por diferentes pratos como Vatapá, Caruru e Acarajé. Estes e muitos outros, além de maravilhoso sabor, apresentam simbologias e histórias muito interessantes: os alimentos são uma das principais pontes entre o mundo sagrado e o mundo profano, e por isso são oferecidos aos orixás através de rituais sagrados. Assim, o Asé Ylê selecionou alguns pratos muito importantes para serem servidos aos visitantes.

Nenhum comentário: